fbpx

O protagonismo do CTO na busca pela sustentabilidade na saúde

A tecnologia como chave para tornar instituições mais sustentáveis e ecologicamente corretas

Quando foi a última vez que você parou para pensar no impacto que a sua instituição de saúde causa no meio ambiente? Se você não se preocupa com isso, pode ter certeza de uma coisa: os seus pacientes se preocupam.

De acordo com um levantamento publicado na Forbes, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante no dia a dia e 37% já deixaram de consumir produtos ou de contratar serviços de empresas que não possuem uma agenda voltada para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

E hoje, com a transformação digital em ritmo acelerado em hospitais, clínicas e laboratórios, aumenta o envolvimento da figura do Chief Technology Officer (CTO) na tomada de decisões que envolvem a sustentabilidade numa instituição de saúde.

Na prática, isso funciona a partir da adoção de tecnologias e soluções que podem ser fundamentais na busca pela sustentabilidade na saúde. Confira a seleção a seguir:

Computação em nuvem

Talvez você já conheça os benefícios da computação em nuvem, tais como a acessibilidade de dados de qualquer lugar, a segurança aprimorada de informações sigilosas e a implementação a curto prazo de novas aplicações.

Mas essa solução vai além, sendo uma tecnologia aliada quando o assunto é sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.

Um exemplo disso é a eficiência energética que é característica da tecnologia. Provedores de serviços em nuvem estão sempre otimizando seus data centers, tornando-os mais energeticamente eficientes que servidores locais.

E por falar em servidores, a nuvem permite consolidar várias cargas de trabalho num único servidor físico; isso diminui a necessidade de espaço e de hardware, gerando uma economia de recursos naturais.

Interoperabilidade

A interoperabilidade, tecnologia que permite unificar com segurança dados de diferentes instituições e sistemas, virou notícia em Porto Alegre quando representantes de quatro instituições de saúde assinaram um termo de compromisso visando integrar os dados de saúde das suas emergências.

Acontece que os benefícios da interoperabilidade vão além. No campo da sustentabilidade, essa tecnologia pode ser útil na redução de desperdícios, minimizando a necessidade de exames repetidos e otimizando recursos.

Software de gestão hospitalar

O software de gestão hospitalar é uma das primeiras opções levadas em consideração quando a transformação digital entra em pauta nas instituições de saúde.

E é fácil entender por que isso acontece: entre as vantagens dessa solução estão a redução de erros humanos, o uso de prontuários eletrônicos, mais agilidade e automatização de tarefas.

No tópico da sustentabilidade ambiental, os benefícios de um software de gestão hospitalar também são claros. Podemos citar, por exemplo, o monitoramento do uso de água e energia, o que ajuda a identificar desperdícios; e também a gestão otimizada de estoque e volume de compras, essencial para evitar a perda de materiais por fim de validade.

Isso é só o começo

À medida que o mundo se torna mais consciente dos impactos ambientais causados por ações humanas, é imprescindível que cada uma faça sua parte para garantir a sobrevivência do planeta. E isso inclui também as instituições de saúde, que precisam pensar no impacto de suas ações no meio ambiente a curto, médio e longo prazo.

Nesse cenário, o CTO desempenha um papel importantíssimo. Afinal, é dele o poder de optar por tecnologias que vão fazer a diferença para que as metas de sustentabilidade ambiental das instituições de saúde sejam alcançadas e superadas.

Mas o CTO não precisa fazer isso sozinho. Que tal contar com o apoio de uma empresa premiada, com mais de 10 anos de expertise em soluções tecnológicas de excelência para a saúde? Essa é a Noxtec. Entre em contato conosco e comece hoje um novo caminho de sustentabilidade ambiental na sua instituição.

Veja mais
plugins premium WordPress