fbpx

O futuro da saúde está na interoperabilidade

Tecnologia já é realidade dentro e fora do Brasil

A interoperabilidade é a capacidade de sistemas e dispositivos diferentes se conectarem e compartilharem informações de maneira precisa, eficaz e consistente.

No setor de saúde, a interoperabilidade atua para garantir que os profissionais de saúde tenham acesso a informações completas e precisas sobre os pacientes, independentemente de onde essas informações foram originalmente coletadas ou armazenadas.

Uma mudança de paradigma

Atualmente, o comum é que instituições de saúde operem com sistemas de informação isolados, o que dificulta o compartilhamento de informações de saúde. Isso pode levar a erros médicos, atrasos no atendimento e ineficiências operacionais.

A interoperabilidade chega para resolver esses problemas, permitindo que as informações de saúde sejam compartilhadas de maneira segura e eficiente entre diferentes sistemas e dispositivos.

Por dentro dos principais benefícios

Em termos práticos, a interoperabilidade pode melhorar significativamente a coordenação do atendimento ao paciente, garantindo que todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento de um paciente tenham acesso às mesmas informações.

A tecnologia também pode aumentar a eficiência operacional, reduzindo a duplicação de testes e procedimentos. E mais: a interoperabilidade pode facilitar a pesquisa e a inovação em saúde, permitindo que os pesquisadores acessem e analisem grandes conjuntos de dados de saúde.

Case de sucesso

Em Porto Alegre, um grupo de instituições de saúde se uniu para tornar essa realidade possível por meio da interoperabilidade.

Os hospitais Ernesto Dornelles, São Lucas da PUCRS, Mãe de Deus e a operadora Unimed Porto Alegre se uniram no projeto pioneiro que está sendo liderado pela Sisqualis, empresa coligada ao hub Noxtec e referência em interoperabilidade.

No acordo firmado, a Sisqualis irá fornecer a solução e a Noxtec irá fornecer a infraestrutura de cloud.

A iniciativa foi destaque na imprensa e recebeu elogios do secretário de saúde da cidade.

O que o futuro reserva

Ao permitir o compartilhamento seguro e eficiente de informações de saúde, a interoperabilidade pode melhorar a coordenação do atendimento ao paciente, aumentar a eficiência operacional e facilitar a pesquisa e a inovação em saúde.

Quanto mais instituições de saúde adotarem a interoperabilidade, melhor e mais completo será o atendimento aos pacientes. Que tal levar essa tecnologia para a sua instituição? Entre em contato com nossos especialistas.

Veja mais
plugins premium WordPress