Como a tecnologia eleva o nível da gestão da saúde pública
Referência mundial, sistema brasileiro pode chegar ainda mais longe com as soluções certas
A saúde pública brasileira é reconhecida no mundo inteiro.
No entanto, é inegável que a gestão desse setor ainda lida com muitos desafios, mas que podem ser superados a partir de soluções inteligentes.
Os principais desafios atuais da gestão pública de saúde
Distribuição desigual de médicos
Em um país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, a desigualdade na distribuição de médicos no Brasil aumenta as filas de espera nas instituições médicas em áreas remotas.
Em muitas regiões, especialmente nas áreas rurais e periferias urbanas, a falta de médicos significa que a população tem acesso limitado ou inexistente a cuidados médicos básicos. Isso pode levar ao agravamento de doenças que poderiam ser tratadas ou prevenidas com atendimento adequado.
A falta de eficácia no momento da triagem
A triagem ineficaz sobrecarrega os serviços de emergência com casos leves que poderiam ser atendidos, muitas vezes, em postos de saúde. Uma triagem bem-feita garante, por exemplo, agilidade no atendimento e prioridade para os casos emergentes.
Recursos escassos
Com recursos limitados, muitas unidades de saúde não têm infraestrutura adequada, como equipamentos médicos, leitos hospitalares e medicamentos essenciais. Isso compromete a qualidade do atendimento e a capacidade de resposta a emergências.
Esse é um problema que também dificulta a contratação e a manutenção de um número suficiente de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, resultando em sobrecarga de trabalho para os profissionais existentes e longas filas de espera para os pacientes.
Filas de espera intermináveis
Longas esperas podem atrasar o diagnóstico e o tratamento de doenças, o que pode agravar a condição do paciente. Em casos de doenças graves, como câncer, esse atraso pode ser fatal.
A espera prolongada por atendimento médico ainda pode causar sofrimento físico e emocional aos pacientes e suas famílias, aumentando o estresse e a ansiedade.
As vantagens da tecnologia para gestão da saúde pública
Diagnóstico ágil e assertivo à distância
Por meio de teleconsultas, pessoas em áreas remotas ou com mobilidade reduzida têm acesso a consultas médicas sem precisar se deslocar.
A tecnologia também facilita o agendamento de consultas e o acompanhamento de pacientes, reduzindo o tempo de espera e permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.
Sistema de gestão e automação
Um sistema inteligente para tarefas administrativas é essencial para otimizar a gestão orçamentária e organizar o fluxo de assistência aos pacientes. Isso desburocratiza atividades e automatiza processos, evitando a sobrecarga dos colaboradores.
Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) reúne as informações dos pacientes em uma base única e de fácil acesso, reduzindo erros operacionais como duplicidade de cadastros e registros incompletos.
As principais vantagens são: cadastro único dos pacientes, acesso simplificado à base de dados, suporte na tomada de decisões, registro completo do histórico clínico, centralização dos resultados de exames e facilidade no armazenamento do prontuário pelo período exigido por lei.
Otimização na gestão de dados
Programas específicos tornam mais simples o armazenamento e a recuperação das informações dos pacientes, melhorando a continuidade dos cuidados e a precisão dos dados médicos.
E mais: a tecnologia apoia diretamente a criação de relatórios e análises, auxiliando a tomada de decisões estratégicas para a sua instituição de saúde.
Concluindo…
Não podemos desconsiderar o papel que a tecnologia desempenha na superação dos desafios da gestão de saúde pública no Brasil.
Desde a otimização de processos administrativos até a democratização do acesso à saúde por meio da telemedicina, as ferramentas tecnológicas otimizam a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
E é exatamente a implantação adequada dessas tecnologias que torna possível garantir um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado, beneficiando gestores, colaboradores e, principalmente, os pacientes.
Conte com o know-how da Noxtec para transformar digitalmente a sua instituição de saúde. São mais de 10 anos atuando na saúde, com mais de 20 milhões de pacientes e 50 mil profissionais de saúde que utilizam nossas soluções diariamente. Entre em contato com nossos especialistas.